quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Laptops para professores do estado


O governador Sérgio Cabral e a secretária de Educação, Tereza Porto, visitaram, nesta quarta-feira (27/2), a cidade de Itaperuna, no Noroeste fluminense, para realizar a entrega de computadores portáteis (laptops) aos professores docentes I (do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio). A entrega simbólica de um laptop com kit multimídia foi feita pelo governador à professora-mestre em Língua Portuguesa Lenise Ribeiro Dutra, na Escola Estadual Dez de Maio.
De acordo com Cabral, 67 computadores já estão na Prefeitura de Itaperuna para serem distribuídos a professores da escola pública que possui 140 profissionais. Em todo o município serão entregues 341 laptops. A Região Noroeste, formada por mais 12 municípios, vai receber ao todo 1.093 máquinas. No estado, serão 31 mil computadores na primeira etapa do programa Conexão Professor.
Segundo o governador, a entrega de laptops em todo o estado pode ser considerada uma revolução. Cabral destacou a importância de adequar as escolas estaduais às novas tecnologias de ensino. Ele lembrou que os professores terão acesso à internet, em banda larga, a custo zero.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

IV Semana da Matemática - UFF


A IV Semana da Matemática acontece na UFF, em Niterói-RJ, de 13 a 17 de maio de 2008. Na ocasião estarei apresentando um trabalho com o tema: " Do 5.º postulado de Euclides às Geometrias Não-Euclidianas - A Geometria do Táxi". A Semana da Matemática já é um evento conhecido nacionalmente e internacionalmente. Um abraço a todos.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Internet sem fios!!!!



A nova onda é navegar na internet através da tecnologia Wi-fi, que sinceramente é impossível resistir a esta tendência. Hoje em dia a onde quer que você vá, vai existir "n" redes sem fios.
Da capital ao interior, das cidadezinhas mais remotas que sejam, independente dos tradicionais cabos e mais cabos para se navegar, as antenas de internet sem fio já começam a disputar com as tradicionais parabólicas o destaque dos telhados.
Já paraou para observar nos edifícios das grandes cidades, a quantidade de novas antenas instaladas. Para nós professores, hoje dia 25/02 no site da secretaria estadual de educação tem uma boa notícia publicada. É que mais de 30.000 professores ganharão um notebook com acesso ilimitado à internet serão distribuídos para que os usemos para fins didáticos e como recursos. Dizem que em Itaperuna o Governador faz a visita nesta quarta dia 27. Pegue seu Notebook e conecte-se! o Mundo Hoje Não á Mais Dos Plugados e Sim Dos "ANTENADOS".

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Palestra no Colégio Nelson Pereira Rebel

Foi ótima a troca existente no Colégio Nelson Pereira Rebel em Campos dos Goytacazes. Foi uma agradável manhã. Pude levar alguns tópicos sobre informática na educação partindo das teorias pedagógicas, passando depois pela idéia de comunidades virtuais, softwares educacionais e algumas idéias de blogs, sites, etc. Obrigado pela acolhida pessoal!!! quem quiser cópia do material favor me enviar um e-mail: professorfabiano@hotmail.com
Abraço a todos!!!!!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

"Bate Papo" no Colégio Nelson Pereira Rebel em Campos.

Fui convidado por minha cunhada Sônia Côrtes e a Diretora Zamith para falar aos colegas educadores e demais funcionários do Colégio Nelson Pereira Rebel em Campos sobre o uso da informática na educação nesta terça, dia 12/02. Depois da palestra, posto as fotos e material apresentado. Abraço a todos.

Metodologia ou Tecnologia?

Sabemos que a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possiblidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho; desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que esta oferece.Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem à partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.O vídeo abaixo deixa bem clara a idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?
Assista o vídeo abaixo e reflita:
"Como você está usando a tecnologia com seus alunos ??

"

domingo, 10 de fevereiro de 2008

MOTIVAÇÃO

O problema da formação de professores para o uso pedagógico da informática é um dos maiores desafios a sua incorporação nas escolas.A formação deve coadunar a apropriação e o domínio adequado dessa tecnologia aos fundamentos necessários à renovação da cultura escolar.O fato é que nenhum resultado positivo será alcançado nesta área sem a colaboração dos professores. E, mais, certas abordagens e novos procedimentos metodológicos “não atingirão jamais a escola se os professores não os incorporarem até traduzi-los em realizações originais” (Piaget, 1985, p. 129).Será preciso atentar que a informática na educação, além de ser uma cultura nova, só recentemente começou a ser introduzida de forma ampliada nas escolas públicas brasileiras. A maioria dos professores está à margem dessa inovação na prática pedagógica, desconhecendo as potencialidades desses recursos como aliados do processo educativo.Por ser um conhecimento novo no contexto educativo, boa parte dos professores não percebem como podem incorporar a informática em suas atividades profissionais, mostrando-se muitas vezes reticentes.Há motivos, sim, para desconfiarem ou relutarem em torná-la aliada da sua atividade docente enquanto não estiverem convencidos de que pode auxiliar sua prática e de que têm algo a ganhar.

MOTIVAÇÃO

Motivar ou produzir motivos significa predispor a pessoa para a aprendizagem. O aluno estará motivado para aprender quando está disposto a iniciar e continuar o processo de aprendizagem, ou quando está interessado em aprender um certo assunto ou resolver um dado problema. Daí a importância em motivá-lo tendo em vista seus interesses, sua bagagem cultural. A motivação fica evidente na atitude das pessoas, já que são elas que decidem conscientemente o que querem ou não fazer, levando em consideração uma série de motivos.Isto tem a ver com intencionalidade, em suma, com aprendizagem.
Fragmentos do texto de Pedro Ferreira de Andrade, extraídos do capítulo 4 do livro
“ Formação de Educadores para o uso da Informática na Escola” No link: : http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro4/index.html organizado por José Armando Valente Pra quem tiver um tempinho... vale a pena ler o texto na integra.

Dica de site.

Um site que trás dicas de tecnologia na educação:

http://jmzimmer.blog.uol.com.br/

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Início

Olá pessoal,
Esse é o início do meu blog que pretende ajudar com dicas de tecnologias para o ensino da Matemática e de outras disciplinas.